VI Conferência Estadual de CTI
A VI Conferência Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação tem por objetivo coletar as percepções de vários representantes do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina para a partir delas gerar um documento com estratégias de crescimento e fortalecimento deste ecossistema, conforme o disposto no Decreto nº 2.372, de 9 de junho de 2009, que regulamenta a Lei nº 14.328, de 15 de janeiro de 2008 (Lei da Inovação de Santa Catarina).
Após as Conferências de 2015 e 2017, os grupos de trabalho geraram um mapa estratégico com 34 estratégias oriundas de 450 sugestões de melhorias. A Conferência de 2021 utilizará este mapa como base para comparar com os resultados atuais.
Para isso, serão realizados encontros regionais de análise e comparativo de percepções com o objetivo de compilar novas análises de percepção dos sistemas regionais e verificar o quadro comparativo entre 2015 e 2021 em cada região do Estado.
Em seguida, serão outros seis encontros devolutivos em cada uma das seis regionais. Até que em junho de 2021 acontecerá o encontro de encerramento.
Trata-se de um importante encontro dos líderes regionais que atuam no ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação para a criação de um diagnóstico atual, documentando a evolução e traçando diretrizes estratégicas para o desenvolvimento do Ecossistema de CTI.
A VI CECTI é organizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Metodologia
A Metodologia da VI Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é do Programa de Pós-graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Adaptando-se à nova realidade e com os devidos cuidados de combate à pandemia provocada pelo coronavírus, a sexta edição da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação ocorrerá online. Serão realizados eventos de Abertura e Encerramento, além de seis encontros regionais que terão a Rede Catarinense de Centros de Inovação como anfitriã.
Serão realizados seis encontros regionais: Grande Florianópolis, Serra, Sul, Oeste e Meio Oeste, Norte e Planalto Norte e Vale e Alto Vale do Itajaí.