Nos meses de outubro e novembro, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) vão promover uma série de debates no âmbito da V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento será lançado no dia 15 de outubro, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Estão previstas etapas em Florianópolis (17 de outubro), Chapecó (22 de outubro), Criciúma (27 de outubro), Jaraguá do Sul (29 de outubro), Itajaí (03 de novembro) e Lages (06 de novembro). Em Joinville, dia 13 de novembro, deve ser apresentado o documento-síntese do evento, durante o V Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação. “Esperamos reunir empresários, docentes, pesquisadores, representantes de órgãos públicos e da sociedade, em geral, para refletirem sobre o estado atual e sobre oportunidades de avanços no sistema de CTI regional”, disse o Prof. César Zucco, diretor técnico-científico da FAPESC.

Metodologia aperfeiçoada

As Conferências Estaduais de CTI têm por objetivo estabelecer direcionamentos estratégicos e linhas prioritárias de atuação do Governo do Estado  no apoio a inovações resultantes de pesquisas científicas e tecnológicas, realizadas por instituições e empresas radicadas em Santa Catarina.

Nesta quinta edição, a FAPESC e a SDS pretendem interiorizar o debate sobre estas áreas e considerar demandas regionais para gerar subsídios que possam orientar políticas institucionais que favoreçam a pesquisa e sua aplicação em Santa Catarina. Para tanto, haverá apoio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, tanto na aplicação de dinâmica nos eventos regionais, como de registro e organização do evento síntese que ocorrerá em Joinville, em 13 de novembro.

Fonte: FAPESC