No dia 17 de outubro começa a V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS). O primeiro encontro regional será realizado no dia 17 de outubro, na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), campus Florianópolis.

As Conferências Estaduais de CTI têm por objetivo estabelecer direcionamentos estratégicos e linhas prioritárias de atuação do governo estadual no apoio a inovações resultantes de pesquisas científicas e tecnológicas, realizadas por instituições e empresas radicadas em Santa Catarina.

Nesta quinta edição, a FAPESC e a SDS pretendem interiorizar o debate sobre estas áreas e considerar demandas regionais para gerar subsídios que possam orientar políticas institucionais que favoreçam a pesquisa e sua aplicação em Santa Catarina. “Esperamos reunir empresários, docentes, pesquisadores, representantes de órgãos públicos e da sociedade, em geral, para refletirem sobre o estado atual e sobre oportunidades de avanços no sistema de CTI regional”, disse o Prof. César Zucco, diretor técnico-científico da FAPESC. A dinâmica dos encontros ficará por conta do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.

Além da capital, serão realizados encontros em Chapecó (22 de outubro), Criciúma (27 de outubro), Jaraguá do Sul (29 de outubro), Itajaí (3 de novembro) e Lages (6 de novembro). Em Joinville, no dia 13 de novembro, será apresentado o documento-síntese do evento, durante o V Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação. A programação completa dos encontros pode ser consultada em: http://www.conferenciacti.sc.gov.br

Lançamento

A V Conferência de CTI será lançada no dia 15 de outubro, na ALESC (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), durante o evento Gente Que Inova – Mobilização Catarinense pela Inovação. Lá serão apresentadas as iniciativas em CTI desenvolvidas em Santa Catarina, a fim de consolidar a inovação como política prioritária na agenda pública catarinense.

O diretor de CTI da SDS, Jean Vogel, acredita que a Conferência e o Gente que Inova são ações interligadas, e por isso seu lançamento acontece no evento da ALESC: “O objetivo é aproximar o tema dos formadores de opinião e trabalhar a cultura da inovação com a sociedade. Quando falamos da Conferência, vamos ao encontro dos grupos locais para discutir as demandas e o que eles entendem como ações necessárias para os próximos anos nas áreas de CTI.”

O Gente que Inova é aberto e gratuito. A inscrição para participar pode ser feita até o dia 14 no site: http://www.eventick.com.br/gentequeinova

Informações adicionais com a jornalista Heloisa Dallanhol.

E-mail: heloisa@fapesc.sc.gov.br

Fones: (48) 3665 4812 e (48) 8418 1180.